O futuro é digital e o mundo está se adaptando a essa realidade. Desde o início dos anos 2000 o uso da internet, de computadores, telefones móveis e equipamentos de tecnologia crescem muito. E a evolução dos equipamentos tecnológicos está diretamente ligada a criação de novas tecnologias que facilitam a vida de todo mundo, tanto para o trabalho quanto para o conforto pessoal.
Se pararmos para observar, a maioria das pessoas atualmente passa mais de 5 horas diárias olhando algo no telefone celular.
Por esse motivo as empresas estão focando em desenvolver soluções para aplicativos móveis, seja um aplicativo para pedir uma refeição – para que você não precise sair de casa –, ou aplicativos para trabalho remoto, reuniões ou desenvolvimento de atividades diversas que auxiliem no trabalho, como a possibilidade de desenvolver seus trabalhados de forma remota, sem precisar ir até a empresa onde você trabalha.
Com esses avanços da tecnologia e com mais empresas aderindo a opção de trabalho remoto é que cada vez mais pessoas estão optando pelo nomadismo digital.
Mas vamos por partes: você sabe o que é o trabalho remoto (ou nomadismo digital)?
Vamos falar um pouco do trabalho remoto, também conhecido por Home Office ou tele-trabalho.
Adaptando as novas tendências que surgiram durante a pandemia, as empresas estão cada vez mais pensando em mobilidade, não somente as pessoas, mas o próprio mundo corporativo está se abrindo para a possibilidade do trabalho remoto.
Isso porque, atualmente, quase todos os passos das pessoas físicas e jurídicas ocorrem via computação em nuvem, de forma que não é mais tão necessário agrupar os colaboradores no mesmo espaço físico para produzir.
Pessoas que antes trabalhavam num escritório, onde demoravam horas no trânsito para chegar no serviço, hoje podem trabalhar em qualquer lugar, seja em casa, numa fazenda ou numa praia, ou seja, o lugar não importa desde que você tenha um computador ou um telefone e acesso a internet.
Por esses motivos as empresas estão adaptando suas formas de trabalho visando o melhor resultado para ambos os lados, muitas empreses estão optando por contratos de trabalho por entregas e não por horas trabalhadas;
Nesse contexto, você recebe algumas tarefas para resolver durante um certo período de tempo, podendo ser uma semana, uma quinzena ou um mês. Afinal, resultados importam mais do que horas, e ser produtivo não é o mesmo que estar ocupado, dessa forma você conclui o serviço e fica “liberado” para fazer o que quiser depois que entregar o serviço proposto.
Essa é uma vantagem do nômade digital é o ganho por entrega e não por jornada de trabalho. É exatamente por essa lógica que o nomadismo digital está crescendo com bastante força.
Portanto, se você não gosta de ter que cumprir horários rígidos, gastar várias horas do seu dia no trânsito, ficar preso num cubículo a maior parte da sua vida para, apenas na sua aposentadoria, ter uma remota ideia do que realmente é o mundo, então há grandes chances de você se adaptar muito bem caso coloque em prática o nomadismo digital.
Porém, a maioria das pessoas que aderem ao estilo de vida de nômade digital, não tem uma segurança profissional e financeira, já que seus trabalhos dependem mais de uma demanda esporádica do que de algo “consecutivo”. Por exemplo, muitos copywriters, gestores de tráfego, desenvolvedores de site e outros profissionais do gênero, aderem ao estilo de vida nômade digital, porém, se não tiverem uma espécie de “reserva de segurança”, podem ficar sem trabalho e, conseqüentemente, sem dinheiro, já que seu trabalho depende de uma demanda que, muitas vezes, pode não ser encontrada.
A Salesforce, porém, oferece uma estabilidade muito maior nesse quesito: permitindo que você tenha um trabalho CLT fixo e bem-remunerado, mas que ainda assim te permita conhecer o mundo todo e realizar seus sonhos sem a obrigatoriedade de estar num escritório de 6-8 horas por dia.
Além disso, a Salesforce também disponibiliza uma série de certificações que podem, também, ser realizadas no mundo todo. Ou seja, você conhecer aquele país que sempre sonhou (ter toda a liberdade geográfica que quiser), com um emprego fixo (ter toda a segurança financeira que você merece) e ainda evoluir profissionalmente (da forma mais confortável e livre que você pode imaginar)!