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Transição de carreira: Como trabalhar com tecnologia sem saber programar e sem falar inglês

Explorar o tema usando como foco a profissão Salesforce analista marketing cloud, pois não precisa saber programar para entrar e nem falar ingles.

Você já pensou em mudar de emprego? Já pensou em mudar o curso da sua carreira para começar a trabalhar em uma área como a da tecnologia? 

A primeira coisa que você deve levar em conta quando cogitar essa opção (de sair do seu atual emprego e buscar algum outro na área da tecnologia) é: COMO iniciar essa transição de carreira?

A vontade de passar por esse processo de transição de carreira pode se dar por vários motivos, como dificuldades no seu atual mercado de trabalho, insatisfação profissional, um desejo de desenvolver habilidades novas, necessidade ou vontade de experimentar e se aventurar em outras áreas, entre vários outros fatores. 

Muitas pessoas olharam com “outros olhos” para o trabalho via internet durante a pandemia, elas viram que é possível adaptar seu atual emprego ao trabalho home-office, por exemplo, além de terem encontrado novas oportunidades de trabalho remoto através do uso de seu computador ou celular. 

Muitas pessoas percebem que, também, é possível ter novas habilidades, habilidades mais profundas e específicas, sem ter que – necessariamente – ficar indo à faculdade todo dia. Mesmo que você opte por fazer um curso superior (o que vai te posicionar ainda melhor no mercado), você pode fazer isso, em sua grande parte, na sua casa. 

Dessa forma, o tempo que você perderia no trânsito pode ser melhor utilizado, inclusive para adquirir ainda mais conhecimento. 

Ah, mas não pense que quem pretende trabalhar na área da Tecnologia da Informação precisa saber programar ou falar inglês fluentemente! Nada disso! 

Para trabalhar no ramo da tecnologia é necessário que você saiba o mínimo sobre tecnologia, isso é a única coisa necessária para começar. Depois disso, você precisa saber o que gosta – ou sabe – fazer.

Na Salesforce, existem carreiras que você pode seguir sem que precise saber programar, e não há exigência de falar inglês. Duas dessas carreiras, por exemplo, é a de marketing cloud e de analista.

É sempre bom ressaltar que não há OBRIGATORIEDADE de saber programar ou falar inglês, mas é claro que, caso você saiba fazer uma dessas coisas – ou ambas –, é ainda melhor, dessa forma você poderá colaborar com mais uma parte da empresa, ou com mais uma demanda que ela tenha.

Marketing Cloud

O profissional que trabalha com marketing cloud é o responsável por manter o cliente sempre conectado com a empresa, gerenciando interações.

Ele é, por exemplo, o profissional que gerencia as campanhas de mensagens e e-mails que serão enviados aos clientes, tudo com um planejamento bem controlado e com conteúdos de ótima qualidade, de forma que o cliente esteja sempre recebendo algo útil e importante, criando assim uma relação de confiança entre o cliente e a empresa.

Algumas empresas, inclusive, contratam um profissional para cuidar de tudo que envolve uma área, quando esta é relativamente pequena. Então determinada empresa poderia contratar um profissional de marketing cloud para ficar cuidando especificamente dos e-mails, mas essa pessoa seria a responsável por captar os e-mails dos clientes e dos possíveis clientes, estruturar textos e mensagens interessantes e que mantenham o interesse do leitor até o final, enviar os e-mails, responder os e-mails que os clientes mandarem de volta, e tudo o que estiver relacionado à essa parte da empresa.

O profissional de marketing cloud também pode ser o responsável pelas redes sociais da empresa, interagindo com os seguidores, respondendo stories de marcações, estruturando e postando conteúdo, respondendo mensagens… Isso também cria uma super relação de confiança com o cliente que poderá ser a responsável por grande parte das vendas no futuro.

E como você pôde perceber, não há necessidade alguma de saber programar para ser um profissional de marketing cloud.

Analista

Já o analista conversa com os mais variados setores da empresa para compreender o que ela está precisando projetar para o futuro. Com base nos dados já existentes e nos projetos estruturados, o analista administra as informações obtidas para definir métricas mensuráveis, sugerindo mudanças e decisões assertivas para os rumos da empresa.   

Para que o analista desenvolva um bom trabalho é necessário que ele entenda o funcionamento completo da empresa, pois ele é a principal ligação entre os setores da empresa; é ele quem consegue entender como pensa o consumidor final, de forma que fica mais fácil transmitir essa forma de pensar à equipe que inicia o desenvolvimento dos produtos, para que lá no final, o consumidor final fique cada vez mais satisfeito. 

Tanto no desenvolvimento de produtos quanto no desenvolvimento de soluções tecnológicas é extremamente necessário a figura constante do analista, pois é ele que vai ajudar a finalizar projetos que sejam consistentes e tragam resultados benéficos para a empresa. O analista, por exemplo, evita que “elefantes brancos” sejam feitos (o termo “elefante branco” é usado para caracterizar algo que foi caro para adquirir – ou desenvolver – e que não tem nenhuma utilidade)  

Praticamente toda empresa que já tem um sistema informatizado tem muitos dados brutos em sua base e eles precisam ser organizados, com esses dados o analista pode gerar relatórios e análises detalhadas para aproveitá-los de forma útil. 

Mas também existem as empresas que ainda não tem essas informações dos seus clientes salvas em uma base de dados, já nesse segundo caso o analista ajudará a coletar e, depois, organizar esses dados. Depois que os dados estiverem organizados, se iniciará o desenvolvimento de relatórios que ajudem a empresa no futuro. 

O analista é, basicamente, o profissional que ajuda a empresa a tomar decisões no longo prazo baseadas em informações concretas, testadas e validadas através do próprio histórico da empresa. O analista também cria hipóteses baseadas nos dados da empresa, fazendo simulações e possíveis projeções futuras da empresa, além de interpretar os possíveis resultados para que os gestores decidam qual é o melhor caminho a seguir.

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