Digitalizzi

Salesforce Developer ou Developer Tradicional: qual é melhor?

Quando falamos em seguir uma carreira ou mudar de carreira, sempre devemos considerar algumas possíveis situações referente à carreira que estamos almejando. Dentre essas situações é importante considerar o quanto a carreira que você almeja irá se manter ativa no futuro, pois nos próximos anos, muitas profissões podem ser substituídas por novas tecnologias.

Porém, há alguns ramos que irão se manter ativos por MUITO tempo, porque foram criados, descobertos ou desenvolvidos há pouco tempo. Um desses ramos, que ainda está começando a se desenvolver e que, com certeza, ainda crescerá muito, é o mercado de tecnologia da informação, ou seja, tudo que é relacionado a tecnologia continuará precisando de mão de obra, principalmente se falarmos de novos desenvolvedores de softwares, pois a cada dia que passa as empresas precisam estar mais modernas e conectadas com seus funcionários e clientes. 

Você sabe o que é um desenvolvedor de software?

O Desenvolvedor de software é o profissional que planeja, escreve, desenvolve e testa uma aplicação, seja um software, um aplicativo, um site ou um sistema operacional. 

Vamos apresentar duas opções de carreiras que você pode seguir no desenvolvimento de software, o caminho do desenvolvedor tradicional e do outro lado o desenvolvedor Salesforce. 

Desenvolvedor de software tradicional

O profissional que opta por ser desenvolvedor de software tradicional sabe que precisara estar sempre em constante atualização profissional, pois sempre estará aprendendo algo novo, mas também deverá conhecer praticamente tudo que já existe na área (como as linguagens de programação); além disso, ele terá que desenvolver aplicações novas para novos clientes partindo absolutamente do zero. 

Existem graduações que são voltadas para a formação do desenvolvedor de software tradicional, como por exemplo, os cursos de Análise de Sistemas, Engenharia de Software, Sistemas da Informação, Gestão de Tecnologia da Informação, Ciências da Computação e Engenharia da Computação, a média de duração de cada graduação é cerca de 4 anos; e vale ressaltar que a faculdade não te dá o conhecimento suficiente sobre todas as linguagens de programação (já que existem mais do que se pode contar), então isso é um conhecimento que você deveria desenvolver “à parte”. 

Basicamente, caso você opte por ser um desenvolvedor de software tradicional, terá que estudar muito além do que a faculdade te ensina para se diferenciar dos outros profissionais do mercado. 

O mercado de trabalho para o desenvolvedor tradicional é inconstante, existem vagas de trabalho que só podem ser preenchidas por profissionais que já dominem mais de duas ou três linguagens de programação distintas; ou seja, para um jovem de 23-25 anos, que acabou de sair da faculdade e planeja ingressar nessa área, a questão fica ainda mais difícil pela falta de experiência dele.

Além disso, quando falamos de programação, muita coisa pode dar errada sem aviso prévio, já que criar um software 100% do início é algo muito trabalhoso, e em alguns casos pode levar à frustração e até a um burnout, já que você passa – em alguns casos – meses e meses sentado na frente de uma tela digitando códigos que, se tiverem 1 dígito errado, vão por água abaixo. 

Desenvolvedor de Software Salesforce

Agora, uma das maiores vantagens de ser um desenvolver de softwate Salesforcce, é que não é necessário ter um universitário para iniciar nessa carreira, pois você pode começar aprendendo sem ir para uma faculdade. 

Você pode aprender sozinho (autodidatismo), aprender através de cursos e livros, ou até através de profissionais que já atuam nesse mercado, assim você aprende o que realmente precisa para fazer uma aplicação ideal, pulando toda a teoria que, em muitos dos casos, não tem quase nenhuma utilidade prática. 

Alguns desenvolvedores Salesforce começaram a aprender o desenvolvimento aos poucos, com conhecimentos super básicos, intercalando com suas  funções administrativas e, durante alguns períodos de aprendizagem, testavam a criação de aplicações simples que construíam dentro da própria plataforma Salesforce. 

Vale ressaltar que quanto maior for o conhecimento da plataforma, mais fácil fica de desenvolver e gerenciar aplicativos dentro do software.

A plataforma Salesforce é extremamente abrangente, o desenvolvedor pode projetar, desenvolver e testar os softwares, integrar os programas desenvolvidos na plataforma com outros sistemas através de APIs (Interface de Programação de Aplicações), além de desenvolver aplicativos conforme a necessidade de cada empresa. 

As funções dos aplicativos podem ser personalizadas de forma simples com o drag-and-drop (arrastar e soltar) ou desenvolvidas totalmente na linguagem de programação. Os aplicativos podem ser utilizados em celulares, tablets e na web. 

Após concluir a Certificação de Desenvolvedor Salesforce, o profissional poderá trabalhar prestando serviço para  diversas empresas no mundo todo. Há uma carência de mão de obra qualificada e a Salesforce possui diversas áreas de especialização. Ou seja, não faltam tópicos nos quais será possível se tornar proficiente em um curto período de tempo.

Receba informações sobre a próxima turma!

Garanta condições especiais para a próxima turma!  Faça parte da nossa lista VIP.    Toque abaixo

Posts recentes

Digitalizzi © 2022 –
Todos os Direitos Reservados.

Sobre a Digitalizzi

Contato

Blog

Cadastrar na Newsletter:

Caso tenha dúvidas sobre privacidade de dados e LGPD, entre em contato com o nosso encarregado de dados (DPO) através do e-mail privacidade@digitalizzi.com.br

Digitalizzi © 2022 –
Todos os Direitos Reservados.

Cadastrar na Newsletter:

Sobre a Digitalizzi

Contato

Blog