Digitalizzi

O que é Marketing Cloud?

Se você já trabalha no ramo da tecnologia ou está pensando em ingressar nesse setor tão promissor, provavelmente já deve ter ouvido falar sobre Marketing Cloud. 

Caso você ainda não conheça, mas se interesse em aprender sobre o assunto, leia este artigo até o final, porque vamos apresentar um panorama muito interessante sobre o assunto.

O que é Marketing Cloud?

Em tradução livre, o conceito de Marketing Cloud significa “Nuvem de Marketing”. Mas, afinal de contas, o que é “nuvem”? 

Nos últimos anos, o conceito de “nuvem” entrou de vez no conhecimento público e se popularizou ao fazer parte do dia a dia das pessoas. É muito comum usar a “nuvem” para armazenar fotos, vídeos, arquivos e dados ou para acessar softwares e aplicativos. 

Pode-se dizer que a “nuvem” ou “computação em nuvem” permite que pessoas e empresas possam utilizar servidores “compartilhados”, não sendo necessário dispor de um servidor tão potente para armazenamento ou para trabalhar com os seus dados e suas informações. Esses servidores são serviços oferecidos por grandes corporações para otimizar e gerir as informações que quiserem. 

Sendo assim, softwares e aplicativos de todos os tipos passaram a armazenar dados nesses servidores de alto desempenho e, com isso, oferecer seus serviços em “nuvem”, sem que o usuário ou empresa – clientes – precisem salvar qualquer arquivo em seus próprios computadores. Para operacionalização, basta apenas que se tenha à disposição acesso à internet e a um computador ou celular.

O Marketing Cloud consegue unir todas as ferramentas de marketing de em um só local, também é capaz de melhorar a comunicação entre o marketing e outros departamentos da empresa, como vendas, dados e negócios. Além disso, é possível que todas as informações necessárias sejam reunidas no mesmo local, viabilizando a integração de conhecimentos e construindo uma visão 360º do cliente, para melhor tomada de decisões e desenvolvimento de estratégicas com mais eficiência, poupando tempo e recursos. 

Isso significa que, quando se fala de Marketing Cloud, faz-se referência ao uso de soluções de automação de marketing para atividades como: análise de dados, edição de documentos, disparo de mensagens, agendamento de envio de e-mails, segmentação de audiência, criação de conteúdo e muito mais.

Vamos dar um exemplo de como o Marketing Cloud pode ser aplicado, mas é bom lembrar que existem inúmeras outras variações além dessa: 

Digamos que você precise fazer um cadastro em um site qualquer (loja on-line, por exemplo), durante o preenchimento você informa seu e-mail e após o envio das informações, você recebe um e-mail de solicitação de confirmação daquela ação (criação de uma conta). Na sequência, você acessa seu e-mail e valida o seu e-mail. Nessa situação, ocorreram alguns “eventos” que são fundamentais para o Marketing Cloud. 

A empresa enviou de forma automática o e-mail para você e você confirmou manualmente que o endereço é válido e que você consegue acessá-lo. De agora em diante você pode – caso seja necessário – solicitar a  recuperação ou a redefinição de senha de maneira automática, sem precisar contactar um atendente ou suporte da empresa.  Outro ponto interessante é que, caso você autorize, a marca poderá enviar para você algumas ofertas direto no seu e-mail, por SMS ou WhatsApp. Algumas dessas ofertas podem ser sugeridas conforme você navega pelo site enquanto procura os produtos do seu interesse.    

Em um segundo exemplo, suponhamos que a empresa tenha abrangência global e uma base de dados totalmente detalhada, com e-mail, endereço, cidade e país… Nesse caso, ela poderia fazer uma campanha com envio de e-mails direcionados para algumas cidades específicas ou até mesmo para apenas um país.

Um profissional de marketing irá participar da construção desses processos, o que não é propriamente difícil, mas, para algumas pessoas que não estão habituadas a lidar com tecnologia, pode render uma pequena “dor de cabeça”.

Já o Analista de Marketing Cloud, pelas mesmas razões anteriormente explicadas, é a pessoa que irá construir e estruturar os processos por meio do Salesforce, caso a empresa utilize a ferramenta.

Sendo assim, se você tem alguma facilidade para aprender rápido, construir coisas, tem criatividade e costuma utilizar ferramentas tecnológicas, a carreira de Analista de Salesforce Marketing Cloud é a CERTA pra você!

Mas como a Digitalizzi pode te ajudar a trabalhar com Marketing Cloud?

Como o mundo digital tem crescido rapidamente nos últimos anos, é de se esperar que toda e qualquer carreira que lide com tecnologia, é muito comum que os profissionais sejam bastante requisitados pelas empresas e valorizados no mercado (incluindo os Analistas Salesforce que atuam com Marketing Cloud). Por isso, a Digitalizzi oferece um curso específico para você, que quer iniciar sua carreira no mundo digital, lidando com tecnologia e novas ferramentas diariamente.

O curso conta com 6 módulos, mais de 45 aulas, com teoria e muita prática, e explica detalhadamente sobre essa carreira, que pode te proporcionar um ótimo salário, inúmeras oportunidades de crescimento e MUITO mais flexibilidade na sua agenda.

Dessa forma você poderá viajar, curtir a família e até descansar mais, enquanto ainda tem um emprego fixo que te proporciona bons ensinamentos, além de colegas e superiores que se preocupam com o seu crescimento profissional.

Receba informações sobre a próxima turma!

Garanta condições especiais para a próxima turma!  Faça parte da nossa lista VIP.    Toque abaixo

Posts recentes

Digitalizzi © 2022 –
Todos os Direitos Reservados.

Sobre a Digitalizzi

Contato

Blog

Cadastrar na Newsletter:

Caso tenha dúvidas sobre privacidade de dados e LGPD, entre em contato com o nosso encarregado de dados (DPO) através do e-mail privacidade@digitalizzi.com.br

Digitalizzi © 2022 –
Todos os Direitos Reservados.

Cadastrar na Newsletter:

Sobre a Digitalizzi

Contato

Blog